AULAS PELA INTERNET - ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)
AULAS AO VIVO OU GRAVADAS
VANTAGENS E DESVANTAGENS
CUIDADO COM OS ARGUMENTOS CONTRÁRIOS AO EAD
Antes
de irmos direto ao quadro comparativo ao final, é preciso esclarecer alguns
pontos. O primeiro deles é que pais e alunos devem tomar muito cuidado com
o que ouvem ou leem a respeito dessa importante ferramenta para ajudar a evitar
a perda do ano letivo. Faça um esforço para identificar a linha ideológica e
política por trás desse discurso. Existem educadores e educadores. Aqueles
ligados a sindicatos e, portanto, corporativistas, vão defender sempre que a
EAD não é indicada para essa situação de pandemia, pois exclui as pessoas sem
acesso à tecnologia e internet e que é melhor a reposição da aula quando acabar
o isolamento social, mesmo que o ano letivo de 2020 adentre no de 2021. Ou
seja, não basta o prejuízo deste ano, mas temos que levar parte do déficit de
aula para 2021, o que certamente prejudicará também o próximo ano escolar!
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A ACESSIBILIDADE AO EAD E SUA IMPORTÂNCIA NESTE MOMENTO DE PANDEMIA
O ensino
a distância não é o ideal para o processo de ensino/aprendizagem em toda a Educação
Básica. Nada substitui a escola e o convívio nesse ambiente, mas neste momento
de estado de exceção o uso da tecnologia pode ajudar a não só minimizar perdas
no percurso escolar, como ajudar a aplacar a ansiedade ao manter as mentes de
crianças e adolescentes ocupadas. Novamente
falamos, como
já dissemos em um outro artigo sobre esse assunto, o EAD é um instrumento
importantíssimo que está em fase de ajuste pelas escolas. Muitas escolas errarão como erram no
ensino presencial, mas acertarão na maior parte das vezes. Dá, sim, para salvarmos
e com louvor o ano letivo de 2020 por meio de ensino digital e reposições.
Dificilmente existem crianças e adolescentes sem acesso a um aparelho celular
com internet. A minoria pode ser alcançada por TV ou com um levantamento feito
pela escola, onde o governo tem que agir rápido para garantir o acesso.
Como muito bem falou um
representante da SEEDF, Davi Nogueira, em entrevista ao Jornal Correio
Braziliense, no dia 06 de abril, segunda-feira, pg. 18 Cidades, sobre Educação
a distância, ao afirmar que cerca de 94% dos alunos têm internet e boa
parte dos que não tem podem ter acesso à TV. “Precisaremos identificar quem não
tem acesso a nenhum dos dois para pensar em alternativa para eles”. Ponderou ainda que não é efetivo não oferecer as teleaulas
porque nem todos conseguirão assisti-las. “Primeiro, precisamos colocar para
rodar. Não vamos atender todo mundo, é verdade. Mas porque não vou atender a
todo mundo, então, não vou atender a ninguém? Essa é uma lógica perversa. Pior
do que atingir 94% dos estudantes é atender zero”.
Infelizmente, essa é a lógica
perversa a que estão submetidos os estudantes das escolas públicas. Uma lástima.
Como sempre o governo não tem como contar com o apoio da categoria de
professores que está de braços cruzados sem dar assistência a seus alunos. Se
não se consegue dar aula de qualidade em um ano letivo normal sem greves, o que
dirá numa reposição imprensada de início de ano letivo! Felizmente, algumas escolas públicas estão fazendo
um esforço, remando contra a correnteza, para continuarem a ofertar ensino,
mediado por tecnologia, aos seus alunos.
O EAD NA REDE PRIVADA
Na rede privada a realidade é
outra. Sabemos nem não é por ser privada que a educação é sempre melhor que na
pública. Temos cerca de 570 escolas autorizadas a funcionarem, mas sabemos que
ter um bom projeto pedagógico não é tudo, também é preciso ter bons professores.
Entretanto, encontrar um bom professor não é tarefa fácil, pois eles custam
caro e esse custo, logicamente,
é repassado aos pais, por isso a variação de custos entre as escolas. Algumas escolas
que têm os melhores resultados em aprendizado e aprovações dos vestibulares
disputam a tapas seus professores. Não é incomum o recrutamento desses
professores praticamente na porta da escola concorrente. Quem nunca perdeu um bom professor para outra escola? Isso equivale dizer que, se as aulas
presenciais não têm qualidade, imagina à distância! Pois o bom professor
leciona uma excelente aula presencial consegue, com um pouco de esforço, gravar
um vídeo e mais facilmente ainda dar uma aula ao vivo, sendo que é bem mais
tranquilo, pois não precisa ficar se desgastando com o comportamento da turma!
CADA ESCOLA TEM A LIBERDADE DE FAZER SEU PLANEJAMENTO DE REPOSIÇÃO DAS
AULAS.
O Conselho
de Educação - CEDF não impôs o EAD às escolas, mas concedeu mais um instrumento
para facilitar a reposição dos dias
letivos, o que pode ser feito através do ensino mediado por tecnologia ou com
calendário de reposição das aulas, podendo, inclusive, avançar no ano de 2021.
Muitos pais têm informações de escolas que adotaram procedimentos diversos e um
novo calendário. Algumas misturam EAD e reposições futuras, outras focam nas
aulas a distância como solução e outras, apesar de se utilizarem da tecnologia,
avaliarão as aulas pela internet para aproveitá-las total ou parcialmente, de
acordo com o aproveitamento dos alunos, que será aferido pelas provas. Na
verdade, as melhores escolas farão essa avaliação, pois não basta jogar
conteúdos, mas é preciso avaliar se os estudantes aprenderam.
Diante do ineditismo do EAD no ensino básico é imprescindível que pais e alunos sejam ouvidos para que a escola faça ajustes ao longo do serviço educacional emergencial ofertado.
REPOSIÇÃO DAS AULAS
Algumas
escolas preferiram dar férias e elaboraram um calendário de reposição das aulas
baseado na situação atual, com previsão do fim do isolamento em junho. Se tudo
correr bem e isso se tornar uma realidade, haverá uma intensa atividade escolar
no próximo semestre, ou seja, dois semestres em um! Concentrarão aulas no
contraturno e sábados letivos, o que pode cansar mais e ser menos proveitoso
que aulas a distância bem ministradas. Sentimos que a insegurança do novo é
muito grande, aliada ainda ao fato de que as direções das escolas estão fazendo
de tudo para justificar não darem descontos nas mensalidades.
Existem
escolas que têm espaço físico para essa reposição presencial, pois são em
regime integral, outras terão mais dificuldades, pois contam com a utilização
de suas dependências com dois turnos, nesse caso a reposição certamente será
feita até o início do ano letivo de 2021.
Entretanto, o mais importante a nosso ver é que as aulas, sejam em EAD ou de reposição presencial, passem por uma rigorosa avaliação pela escola a fim de garantir que a qualidade das aulas seja garantida.
FIZEMOS UM QUADRO COMPARATIVO BASEADO EM OBSERVAÇÕES INICIAIS DO EAD EM ALGUMAS ESCOLAS PRIVADAS DO DF.Arriscamos a fazer essa análise porque ninguém tem a receita de como fazer um EAD para a educação básica. Afinal de contas, quando matriculamos nossos filhos na escola este ano, jamais podíamos imaginar que eles teriam aulas pela internet. Tudo é muito novo e é preciso muito ajuste. Assim, os alunos, pais, professores e direção de escola estão se adaptando a uma nova forma de ensino, e em curtíssimo espaço de tempo, nesse período singular de emergência.
AULAS AO VIVO
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AULAS GRAVADAS
Disponibilizadas todos os dias as aulas que o aluno teria presencialmente
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VANTAGENS
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DESVANTAGENS
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VANTAGENS
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DESVANTAGENS
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O aluno está, mesmo que virtualmente, em contato com sua turma e com o professor.
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O estudante não tem como parar a aula para fazer anotações com maior qualidade, além da aula não render tanto, principalmente se os alunos fizerem muitas interferências.
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O aluno pode parar a aula quantas vezes quiser para fazer anotações e voltar o vídeo, em algum ponto, para sanar eventuais dúvidas. A escola pode disponibilizar outras formas de monitoria para tirar dúvidas.
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O aluno não interage com a turma.
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O aluno é obrigado a seguir no ritmo da aula/professor.
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Com a eventual participação excessiva dos alunos, tirando dúvidas, pode haver prejuízo no planejamento da aula faltando tempo para sua conclusão.
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Uma aula de 20 a 30 minutos equivale a um tempo bem superior, com a explanação de maior conteúdo, sem interrupção, como ocorrem em aulas ao vivo.
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Às vezes pode tomar mais tempo que uma aula normal, ao vivo, pois o aluno faz a aula de acordo com seu ritmo.
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Impõe disciplina e pontualidade de horário, pois o aluno deve assistir às aulas na hora em que a escola informar.
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Um risco, pois com a instabilidade e sobrecarga da internet nesses dias, muitos alunos reclamam, pois perdem a aula ou parte dela.
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O aluno disciplinado faz o seu horário, de acordo com a rotina da família e disponibilidade de aparelhos eletrônicos (celulares, computadores/tablets) e melhor sinal de internet. Em tempos de estresse isso conta a favor.
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Se o aluno não tiver disciplina, não criar uma rotina de estudos fora do horário e não tiver cobrança dos pais pode haver perda.
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A escola consegue dar uma aparência de estar em funcionamento em tempo real.
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Interrupções do serviço por problemas técnicos. Além disso, a transmissão da imagem e fala nem sempre é boa, pois depende da internet do professor e do aluno que está conectado, assim como da plataforma utilizada. Site deve comportar mais acessos simultâneos que o normal.
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Os professores trabalham com menos pressão e a qualidade das aulas fica superior, aliada à criatividade dos professores, sendo este um ponto chave. As aulas não são perdidas em caso de falha técnica, pois podem ser acessadas a qualquer momento. Não requer tanta capacidade de acessos simultâneos ao site da escola.
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Os professores perdem o contato com os alunos, durante a aula, mas podem interagir com os alunos em outros espaços virtuais.
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Diminui um pouco a pressão sobre os pais, visto que as aulas se aproximam mais da presencial.
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Se o aluno é mais disperso, permanece a necessidade de um bom acompanhamento pelos pais.
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Com o tempo, o aluno ganha mais autonomia sobre sua grade horária, concentração e autodidatismo, o que o ajudará a crescer como estudante.
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Se o aluno não é tão organizado, há a necessidade de um acompanhamento constante pelos pais.
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O professor só vai escrever ou projetar em slides aquilo que conseguir explicar.
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O aluno pode não ter tempo de copiar, fazer anotações e prestar a atenção ao mesmo tempo.
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O aluno pode estar mais atento às explicações e copiar slides depois ou durante as pausas.
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O conteúdo pode ficar em excesso comparado às aulas transmitidas ao vivo, tomando mais tempo para o aluno fazer suas anotações.
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Luis Claudio Megiorin
Advogado - Consultor do Direito à Educação
Ex-Presidente Fundador da Associação de Pais de Alunos do DF - ASPA-DF, Ex-Presidente Fundador da Comissão de Educação da OAB-DF e Ex-Conselheiro do Conselho de Educação do Distrito Federal- CEDF
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Li seu artigo sobre as vantagens e desvantagens da aula online. Eu acho que as vantagens "ganham" porque as desvantagens são facilmente solucionadas simplesmente assistindo posteriormente a aula que foi ao vivo mas que fica gravada. O que acontece é que as aulas online são as que se assemelham com o serviço que contratamos, a interação com o professor em tempo real faz toda a diferença na motivação do aluno. Pode ser que para adolescentes as video-aulas funcionem. Mas para crianças de 8 à 11 anos as aulas ao vivo são muito melhores, porque eles precisam de interação, direcionamento e supervisão nessa idade.
ResponderExcluirObrigado por sua opinião. Faz muito sentido!
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