PESQUISE NESTA PÁGINA

quinta-feira, 30 de abril de 2020

DICAS PARA A ESCOLA EM CASA ENSINO A DISTÂNCIA

EAD PRECISA DE DISCIPLINA


HORA DE IR PRA “ESCOLA”!

Photo by Annie Spratt on Unsplash
Seja qual for a idade, uma coisa é certa: rotina e disciplina são imprescindíveis quando se fala em estudar, seja a distância ou com aulas presenciais. Com o ensino remoto, essas duas características têm de ser buscadas a qualquer custo, pois nos levarão à outra questão muito importante, que é a concentração

Quando muitos veem uma grande dificuldade no EAD nós vemos uma enorme oportunidade de aprender de uma forma moderna! E, por fim, o aprendizado será conquistado. 

Não dá pra negar que, sem a interferência da bagunça da sala de aula e as interrupções, as videoaulas preparadas para cada turma surtem um melhor aprendizado. Até porque inclusive os professores, nas videoaulas, ficam mais focados e são mais objetivos!

Talvez agora, nessa pandemia, você tenha a oportunidade única de acompanhar de perto o desenvolvimento escolar do seu filho, mesmo que por um curto período. Não se desespere, pois essa fase vai passar. O ideal são as aulas presenciais, mas o objetivo agora é salvarmos o ano letivo. 

Reserve um tempo para dar apoio aos seus filhos. Vale até conversar com o chefe e expor a situação, afinal, assegurar com absoluta prioridade o direito à educação não é responsabilidade somente da escola e do Estado, mas da família e da sociedade, conforme nos assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

CONTINUE LENDO!



CANTINHO DA ESCOLA EM CASA

Reserve um ambiente da casa para mostrar ao seu filho que ali é a escola dele, por enquanto. Algumas coisas devem ser observadas, na medida do possível:

- Parte do ambiente deve estar organizado, bem iluminado, limpo e arejado.

- Importantíssimo notar a postura de estudos. Nada de cama ou sofás!

- Todos da casa devem colaborar com o silêncio e respeitar aquele espaço e tempo escolar, nada de tv e rádios ligados.

- Não interrompa seu filho enquanto estiver em aula. (Você não faz isso na escola dele!).

- Se existe somente um dispositivo para acessar às videoaulas, os pais devem se organizar com suas atividades de trabalho para dar lugar à “escola”, momento sagrado de aprendizagem dos filhos.

- Se possível troque o turno de seu trabalho e priorize os estudos dos seus filhos.

- Dependendo das idades, vale pegar até dispositivos emprestados com familiares para que possam ser utilizados pelos irmãos em idades diferentes, de preferência no mesmo horário.

ROTINA DE ESTUDOS

Tudo na vida quando levado a sério precisa seguir uma rotina, um ritual.

Diga para seu filho ou filha: agora é hora de ir para escola! Faça uma voz e gestos de entusiasmo. Isso deve ser feito, de preferência, com hora marcada e, se possível, no mesmo horário da escola regular.


- Tomar um bom banho antes de começar as aulas ajuda na disposição.

- Um bom café da manhã para iniciar o dia, ou almoço, se o turno do aluno for à tarde.

- Vestir o uniforme. Isso ajuda na liturgia de estudos e dá um ar de disciplina do “ambiente escolar”. 

- Leve-o até a “escola”, seu cantinho em casa!

- Você pode até criar um som de sinal, semelhante ao da escola, para marcar o início e fim das atividades.

- Importante que entre as aulas sejam feitos alongamentos e idas ao banheiro.

- Prepare a garrafinha de água, logo no início das aulas.

- Se necessário e possível, assista às aulas com seus filhos até que eles peguem o ritmo e autonomia com o novo modelo de ensino.

- Acompanhe se o aluno está fazendo as anotações necessárias da aula.

- Em caso de videoaulas gravadas verifique se seu filho está assistindo todo o conteúdo do vídeo e não apenas “correndo o vídeo”.

- Esteja atento aos horários especiais de lives, simulados e provas que seus filhos participarão via internet. Nesses casos, a cooperação e disciplina são mais que necessárias, são momentos de total concentração.

- A depender do ano/série cursada, as exigências de estudos ficam cada vez maiores, ocupando, por vezes, dois turnos, manhã e tarde, para vencer todo o conteúdo programático.

- Atenção para as distrações com o celular e redes sociais durante as aulas. Peça para seu filho desligar o aparelho.

- Atenção especial, ainda, deve ser dada para evitar que seu filho navegue por sites nocivos e perigosos para sua formação.

HORA DO INTERVALO (RECREIO)!

- Independentemente da idade dos filhos, os pais podem se programar para passar o tempo do intervalo com eles, fazendo as vezes dos colegas de escola.

- Pode-se criar mais de um intervalo.

- Prepare um lanche.

- Converse com eles sobre as aulas assistidas e o que acharam delas.

- Dependendo da idade, faça uma brincadeira ou jogue com ele.

- É importante que o aluno não deixe de ter em mente que aquele é o momento da escola e de estudos. Não se deve dispersar!

- Não deve deitar-se. Na escola os alunos não deitam.

- Não deve assistir TV. Na escola não tem TV, nem vídeo game.

-  Avise a hora de voltar à aula!

FIM DA AULA

- Converse com seu filho sobre seu dia e sobre as atividades que  ainda fará, como leitura e deveres de casa. Faça a pergunta de sempre: como foi o seu dia na escola hoje?

- Incentive-o a contatar seus colegas mais próximos para conversar e comentar como estão indo com as lições, até nas horas de intervalos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As aulas de EAD podem ser tão boas e até mais proveitosas quanto as presenciais. A única desvantagem é a falta de contato direto com os professores e colegas. Lembre-se que os pais e alunos do mundo todo estão em regime de home office e em ensino domiciliar. Que privilégio enorme de quem pode usufruir dessa ferramenta de ensino!

Note que o ensino a distância já é uma realidade para além do isolamento social. Cada vez mais essa modalidade de ensino tem sido difundida pelo mundo. As universidades do mundo todo já têm cursos a distância, alguns gratuitos e abertos a todos. Palestrantes já não precisam mais viajar distâncias continentais para falar em congressos ou lecionarem. Até holograma tem sido utilizado para professores lecionarem em universidades do mundo todo. Isso já é realidade na Inglaterra.

Então, ao invés de reclamar, agradeça a Deus por essa oportunidade ímpar que seus filhos foram forçados a participar. A formação dos seus filhos será promissora se eles aprenderem a aprender sozinhos, com auxílio da mediação da internet, em ensino remoto. Dessa forma, poderão ter aulas de reforço, curso de idiomas, estudar em universidades do mundo todo com vários cursos remotos que estão sendo disponibilizados e, também, terem formação técnica e até superior aqui no Brasil.

O EAD estimula o autodidatismo e a pesquisa. Seus filhos estão aprendendo que dispositivos ligados à internet não servem só para entretenimento, mas para o crescimento pessoal e profissional e estão aprendendo isso muito cedo, em razão da necessidade. E digo mais, essa ferramenta moderna e poderosa, o EAD, a que seu filho está sendo submetido, deveria ser prolongada por mais tempo para ser consolidada e evitar mais contaminação pelo Coronavírus.


Você pode contribuir com este artigo, comentando a sua experiência com o EAD, durante esse isolamento social em virtude da pandemia do Coronavírus. Por favor comente!

Luis Claudio Megiorin, Advogado Consultor do Direito à Educação, Ex-Presidente da Associação de Pais de Alunos - ASPA-DF, Ex- Conselheiro do Conselho de Educação do DF e Ex-Presidente da Comissão de Educação da OAB-DF.

#meudireitoàeducação

ASSUNTOS RELACIONADOS


LEIA TAMBÉM: 


- NO DIA DO TRABALHO, NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARTICULARES DO DF E DO BRASIL > Clique>


O EAD DA SUA ESCOLA VALE O QUANTO VOCÊ PAGA? >Clique>


-  AULAS PELA INTERNET AO VIVO OU GRAVADAS VANTAGENS E DESVANTAGENS. >Clique>




______________________________

ALGUNS CURSOS DE  GRATUITOS DE QUALIDADE E PESO ONLINE

Um curso online, principalmente nesse momento de pandemia, têm valor para o currículo seu e de seus filhos. Está havendo uma quebra de paradigma e o ensino a distância, a partir de agora será muito mais valorizado. Então, comece a ocupar o seu tempo e aproveite para melhorar as suas perspectivarias!


 FGV CURSOS ONLINE GRATUITOS.

 













4 comentários:

  1. Excelente artigo. Minha filha e adolescente e estuda numa escola que já está em EaD desde o comeco do isolamento. Graças a Deus está indo super bem. Ela sente falta dos convívio com os colegas e professores, mas está gostando MT da experiência. Reforço MT a ideia de que eles estão aprendendo uma nova forma de estudar e isso só vem para enriquecer ainda mais o ensino e a aprendizagem. A partir dessa experiência td pode mudar que eles estarão preparados.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto e dicas. Já repassei para algumas mães

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! Vou implementar o recreio aqui. Realmente o ensino remoto pode sim ser mais efetivo até. Meu menino dispersa com mais facilidade, percebo que ele ganhou muito no EAD, pois sem as distrações da sala de aula está aprendendo mais. Além disso ele tem o privilégio de estudar com a irmã gêmea que é muito adiantada e acaba entrando no ritmo dela. Na escola estão em salas separadas.Apesar disso, sentem muita falta dos colegas e professores, até dos chatos... por isso, somos gratos ao EAD mas escola segue sendo insubstituível a longo prazo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em manter a mesma rotina da escola e ja tenho feito isso desde o comeco... De domingo a quinta meus meninos tem que ir para cama no horario de dias de escola, sempre falo (it's school night, bed time) eles sempre reclamam... relaxo com a hora de dormir somente nas sextas e sabados...

    ResponderExcluir

A PANDEMIA E O PACTO DE TODOS CONTRA A EDUCAÇÃO

  A PANDEMIA E O PACTO DE TODOS CONTRA A EDUCAÇÃO                                                                                       ...